Formatos de Amostras

As amostras poderão ser gravadas em diferentes formatos e precisões. As mais comuns são os formatos inteiros (vírgula fixa), que guardam os valores com quantizações fixas. Dependendo de onde definir a linha do zero, terá de ser distinguido entre sem sinal (apenas valores positivos, sendo que a "linha do zero" fica a meio da gama numérica) e com sinal (números positivos e negativos).

Formato com Sinal

Formato com Sinal

Formato sem Sinal

Formato sem Sinal

Como a quantização perde alguma precisão, produz algum ruído, denominado como ruído de quantização. Este tipo de ruído tem mais efeito nas baixas amplitudes, pelo que este método de armazenamento de amostras não é óptimo, mas é muito simples e rápido de tratar (os computadores são rápidos a calcular com números de vírgula fixa).

A segunda forma de codificar as amostras é com números de vírgula flutuante. Com estes números, o ruído é disseminado por igual em todas as gamas de amplitudes e tem vantagens especiais nas baixas amplitudes. Contudo, este formato é muito mais lento quando é usado no processamento (os computadores são muito mais lentos nos cálculos com valores de vírgula flutuante, em comparação com os números de vírgula fixa).

Note

O Kwave usa internamente o formato inteiro com sinal com uma precisão de 24 bits e guardado em inteiros de 32 bits. Isto tem a vantagem de consumir mais memória quando se processar ficheiros com menor precisão (e.g. 8 bits), mas o processamento de números de 32 bits é muito rápido e deixa também algumas reservas para os cálculos internos, dado que só são usados normalmente 24 bits.