 saveblocks (Gravação de Blocos)
 saveblocks (Gravação de Blocos)
- Nome Interno:
- saveblocks
- Tipo Plugin:
- função 
- Descrição:
- Grava cada uma das secções entre marcações num ficheiro separado. Cada ficheiro terá um nome que poderá ser personalizado através de um padrão que poderá conter o nome original do ficheiro, um índice e o número de secções. - Também é permitido que o padrão de nomes de ficheiros contenha barras normais como separadores de ficheiros, o que permite gravar as secções em sub-pastas diferentes. Lembre-se que todos os caracteres de espaços em branco em torno desses separadores serão removidos de forma silenciosa, para evitar a criação de nomes de pastas que comecem ou terminem com espaços em branco. 
- Parâmetros:
- nome
- O nome do ficheiro original, o qual será usado como base para os nomes dos ficheiros. 
- padrão
- Um padrão que será usado para criar os nomes dos ficheiros. Poderá conter as seguintes sequências especiais, que serão substituídas pelo conteúdo correspondente ao criar o nome final do ficheiro: - sequência especial - descrição - [%nr] - Será substituído pelo índice actual do ficheiro a gravar. - [%count] - Será substituído pelo número de secções que será gravado. - [%total] - Será substituído pelo índice do último ficheiro a gravar. - [%filename] - Será substituído pelo nome de base do ficheiro, sem localização e sem extensão. - [%fileinfo{ - palavra-chave}]- Será substituído pelo conteúdo da informação de um ficheiro identificado pela - palavra-chave. Veja a secção Informações do Ficheiro para obter uma lista de todas as palavras-chave disponíveis.- [%title] - Será substituído pelo título do bloco, que é retirado do texto descritivo da legenda no início do bloco. Se esses texto estiver vazio, irá usar em alternativa o título do ficheiro (veja o item de informação do ficheiro "Name"). Se este também não existir, irá usar como alternativa o nome do ficheiro de base descrito acima. - Todas as sequências especiais numéricas poderão também conter um argumento numérico a seguir ao " - %" e antes do identificador, para forçar um dado número de algarismos. Se o número for antecedido de um- 0, então irá conter zeros iniciais; caso contrário, irá conter espaços iniciais.- Exemplo: o - [%04nr]produz um número entre 0001 e 9999.
- modo de numeração
- Define onde é que a numeração deverá começar. - valor - descrição - 0 - Continuar a seguir ao índice maior que já exista, evitando a sobreposição de ficheiros existentes. - 1 - Começar sempre no índice 1, correndo o risco de sobrepor os ficheiros existentes. 
- apenas a selecção
- valor - descrição - 0 - Grava todas as secções do ficheiro inteiro. - 1 - Grava apenas as secções que existam dentro da selecção actual. Caso não esteja nada seleccionado, será gravado o ficheiro inteiro.