Como seleccionar

O Kwave permite-lhe seleccionar uma gama contínua de amostras, assim como qualquer combinação de canais (se estiver a editar um ficheiro multi-canais). Ao seleccionar uma gama de amostras (ao longo do tempo), todos os seguintes comandos ficarão limitados a esse intervalo e, ao desmarcar um canal, o seu conteúdo não será alterado.

Seleccionar os canais

A activação ou desactivação de um canal é bastante simples. Basta carregar no símbolo da luz, do lado esquerdo do sinal, para comutar o seu estado:

luz verde uma luz verde significa "activo", enquanto

luz vermelha uma luz verde significa "inactivo".

Note

Nota: Se um canal estiver deseleccionado, também não estará audível para reprodução!

Seleccionar amostras

Se seleccionar uma gama de amostras no Kwave, essa gama será inclusiva. Isto significa que a primeira e a última amostras seleccionadas também pertencem à selecção e serão usadas para as seguintes acções. Por isso, mesmo que não tenha seleccionado um intervalo, mas apenas uma única amostra, a selecção nunca estará realmente "vazia". Por isso, se por exemplo não ver nenhum intervalo seleccionado, a função "apagar" aplica-se apenas a essa única amostra.

A forma mais simples de seleccionar um intervalo de amostras é através do rato. Funciona como está habituado nas outras aplicações: basta carregar com o botão esquerdo do rato no ponto em que deseja iniciar a selecção e largar o botão onde quiser que ela termine.

Se quiser ajustar ou mover o início ou fim da selecção, poderá mover o cursor do rato para perto do início ou fim da selecção, até que mude do cursor normal da seta para a seta esquerda-direita, e depois carregue no botão esquerdo do rato para ajustar.

Também poderá alargar ou encolher a selecção para um dado ponto específico, mantendo carregada a tecla Shift, enquanto carrega com o botão esquerdo do rato. Dependendo do extremo que estiver mais próximo, será ajustada a posição do extremo esquerdo ou direito da selecção.

Aqui estão algumas funções disponíveis no menu e, obviamente, alguns atalhos de teclado:

  • seleccionar todo o sinal: EditarSelecçãoTudo (Ctrl+A)

  • remover todas as selecções e não seleccionar "nada": EditarSelecçãoNada (N)

  • a área visível de momento: EditarSelecçãoVisível (V)

  • o bloco seguinte de amostras, a começar uma amostra após o fim da selecção actual e com o mesmo tamanho: EditarSelecçãoSeguinte (Shift++)

    (Sugestão: use a tecla "+" do teclado numérico!)

  • o bloco anterior de amostras, a terminar uma amostra antes do fim da selecção actual e com o mesmo tamanho: EditarSelecçãoAnterior (Shift+-)

    (Sugestão: use a tecla "-" do teclado numérico!)

  • expandir a selecção até ao início do sinal (primeira amostra): EditarSelecçãoAté ao início (Shift+Home)

  • expandir a selecção até ao fim do sinal (última amostra): EditarSelecçãoAté ao fim (Shift+End)

  • expandir a selecção da esquerda e direita até à legenda seguinte (ou início/fim do sinal, caso não exista nenhuma), a começar na posição actual do cursor: EditarSelecçãoExpandir até às legendas (E)

  • seleccionar a área entre as duas legendas seguintes à direita da selecção actual ou até ao fim do sinal: EditarSelecçãoAté às legendas seguintes (Shift+Ctrl+N)

  • seleccionar a área entre as duas legendas anteriores à esquerda da selecção actual ou até ao início do sinal: EditarSelecçãoaté às legendas anteriores (Shift+Ctrl+P)