Ao usar o Kwave pela primeira vez, deverá ir para a janela de configuração da memória e modificar as definições de acordo com as suas necessidades e com a memória instalada no seu computador. Poderá aceder a essa janela em → .
O Kwave é capaz de usar dois tipos de memória: a memória física e a virtual.
A memória física é a memória (RAM) que está instalada no seu computador. Deverá limitar a utilização da memória física a um tamanho razoável; como regra de algibeira, metade da memória instalada deverá estar OK. Se definir o limite demasiado alto, o Linux irá retirar a memória às outras aplicações, o que significa que terá de trocar essa memória das outras aplicações com dados em disco (por paginação), o que é substancialmente mais lento. Se definir o limite demasiado baixo, poderá perder alguma performance ao lidar com ficheiros grande, porque irá usar menos memória física do que poderia usar de facto.
Se activar a memória virtual, o Kwave é capaz de carregar e processar ficheiros maiores que a quantidade de memória física instalada. O Kwave faz isto através da utilização de ficheiros temporários numa pasta específica, o que será muito mais rápido e mais cooperativo com as outras aplicações do que usa a paginação do sistema operativo. A pasta que configurar deverá constar no seu disco rígido local.